Doenças

Alopecia

Alopecia

O termo alopecia significa a queda de pelos ou cabelos, em qualquer região do corpo.  O importante é saber que a alopecia é o nome científico de Queda Capilar, mas pode ser desencadeada por diversas causas e doenças.  

Por isso, é fundamental consultar um dermatologista para esclarecer qual é o seu tipo específico de Alopecia.  

Entendendo o Ciclo Capilar e a Queda de Cabelos Natural

Os cabelos tem um ciclo de vida limitado e definido geneticamente. Isso significa que cada pessoa tem um tempo de crescimento e um tamanho máximo dos fios, podendo variar de acordo com o período de vida.  Todos os dias alguns cabelos caem, mas voltam a crescer. Para saber o quanto da queda é normal, é importante entender algumas coisas primeiramente:

  • O ciclo dos cabelos é dividido em 3 fases:  Anágena, Catágena e Telógena, de acordo com as imagens abaixo.

 

1) Fase Anágena: é a fase de crescimento do fio, em que as células da sua matriz (raiz) estão se multiplicando ativamente. Tem uma duração média de 2 anos em homens e de 3 a 5 anos em mulheres. Depois desse período, os cabelos se programam para encerrar o ciclo e se renovar.  

2) Fase Catágena: os fios se programam automaticamente para parar de crescer e entrar em fase de latência, ao final da fase de crescimento.  

3) Fase Telógena: última fase do ciclo, quando os fios começam a soltar do couro cabeludo. O processo de desprendimento demora em torno de 3 meses. E toda vez que um cabelo cai, existe um novo nascendo no seu lugar.  

é interessante saber que o couro cabeludo normal tem uma média de 100 mil fios e que todos eles estão em fases diferentes do ciclo. Ou seja, têm idades diferentes. A grande maioria está na fase de crescimento (80-90%), fazendo com que o restante, em fase de desprendimento, sejam renovados diariamente, sem interferir na quantidade total de cabelos e sem causar falhas.

Afinal, como medir se a queda capilar diária é normal?

O número de fios que caem naturalmente por dia varia de acordo com a quantidade de cabelos e as características do ciclo capilar de cada pessoa. Por isso não existe um valor fixo que funcione sempre. Considerando a média, em torno de 50 a 70 fios podem ser trocados diariamente.

O mais importante é tentar descobrir o seu ritmo habitual e procurar atendimento se notar que a queda estão aumentada. Uma coisa que pode ajudar é o acompanhamento fotográfico da quantidade de cabelos que caem no banho e utilizar a escala de queda capilar diária. Para isso, a lavagem dos cabelos deve ser sempre regular e as fotos sempre tiradas no mesmo dia (veja o exemplo abaixo).  

Por que meus cabelos não crescem?

Os cabelos têm um crescimento mensal de aproximadamente 1 cm, portanto, se uma pessoa tem uma fase de crescimento de 3 anos, eles podem crescer até 36 cm. O comprimento dos cabelos é uma característica individual, herdada geneticamente. Se o crescimento durar 5 anos, podem chegar a 60 cm ou até mais.

Quem sofre com cabelos que não crescem, podem ter essa característica genética ou, mais comumente, apresentar quedas aumentadas que não deixam o cabelo crescer naturalmente.  

Todos os Direitos reservados à Clínica Telles. Desenvolvido por Agência Salt.