GUIA DO PACIENTE

orientações
para o paciente

Aqui estão as orientações para quem pretende realizar um transplante capilar ou está planejando o melhor momento. Em geral, é uma cirurgia longa que dura em torno de 8 a 10 horas. Portanto, reserve alguns dias fora do trabalho e de atividades físicas.

ANTES DO TRANSPLANTE

Pacientes que realizarão FUE deverão raspar o cabelo para a cirurgia. Por isso, já podem aderir a um corte mais curto ou estilo militar alguns dias antes. Mas se você não está aberto a raspar toda a cabeça, pode ser raspado apenas a área doadora. Já para quem realiza FUT, a recomendação é deixar que os fios cresçam na região doadora, para que possam cobrir a linha da incisão. Fios brancos dificultam bastante a visualização, por isso devem ser tingidos até 3 dias antes do procedimento.

Outras alterações do couro cabeludo, como dermatite seborréica, foliculites e psoríase, deverão ser tratadas antes, para que esteja completamente saudável. Exames serão solicitados para avaliar o estado geral de saúde. Evitar bebida alcoólica e parar de fumar 1 semana antes da cirurgia, evitam complicações. As medicações de uso diário serão revisadas, e é necessário suspender aquelas que aumentam risco de sangramento, como anti-coagulantes (warfarin ou heparina), aspirina, anti-inflamatórios, vitamina E, gingko biloba, ômegas e óleo de peixe.

Véspera do transplante

Nesse dia são realizadas fotos e a marcação para o desenho do seu novo cabelo. O cabelo é raspado na máquina 1 e são feitas as últimas orientações. Não é necessário jejum, mas é orientado refeições leves.

No dia do transplante

Faça uma refeição leve pela manhã e tome seus medicamentos habituais (exceto os que foram orientados suspender).
Use roupas confortáveis e camisas de botões, para facilitar a retirada.

Pelo efeito relaxante das medicações, você pode ter pequenos cochilos durante a cirurgia. Prezamos muito pelo seu conforto, por isso relaxe. Você poderá escolher o que vai tocar ou assistir à um filme.

Após a cirurgia, é realizada limpeza dos cabelos.
Ao final, não é necessário recuperação anestésica e você está liberado para casa. Pedimos que traga um acompanhante para levá-lo embora, e não dirigir nesse dia.

Após o transplante

Realizar repouso moderado, evitando esforço ou abaixar-se nos dois primeiros dias.
Geralmente não há queixa de dor após a cirurgia. Mas são prescritos analgésicos comuns em caso de algum incômodo.
Uma nova visita à clínica é feita no dia seguinte para fazer nova lavagem dos cabelos e orientações.
Pode retornar ao trabalho a partir do segundo dia. Algumas crostas podem se formar e, na maioria das vezes,

5 dias é o suficiente para que o aspecto não atrapalhe os negócios. Em 7 a 10 dias, tanto a área doadora como receptora já estarão completamente cicatrizadas.
Caminhadas são permitidas a partir do 3º dia. Musculação e corrida a partir da 2ª semana. Natação e mergulhos somente após 4 semanas.
Evitar exposição solar direta no couro cabeludo por 1 mês. Para isso podem ser adotados chapéus ou bonés.

Lorem Lorem

Quando é possível ver o resultado?

Logo após o procedimento, você poderá ter idéia da densidade capilar final. Porém, após 4 a 6 semanas do procedimento cirúrgico, a maioria dos fios implantados podem cair. Isso é esperado, porque os fios completam sua fase de ciclo capilar, são renovados e em torno do terceiro mês iniciarão o crescimento lentamente. Entre seis a nove meses é possível observar os primeiros efeitos visíveis do Transplante Capilar, mas o resultado final só surge, de fato, após o primeiro ano. É fundamental ter paciência durante o período de espera pelo resultado final, que surge aos poucos, à medida com que os fios crescem.

Os fios transplantados irão crescer na mesma velocidade que cresceriam na região de origem. Por serem fios saudáveis, o resultado é definitivo e estes fios não sofrem com a calvície. O corte e os cuidados com os cabelos será feito como o habitual, afinal os fios transplantados sempre foram seus.

Acompanhamento

Durante 1 ano é feito acompanhamento a cada 3 meses seguir a evolução do transplante e esclarecer dúvidas que vão surgindo. Nos retornos são feitas novas fotografias, e você poderá ir acompanhando sua melhora.

Algumas terapias podem ser associadas para otimizar o crescimento dos cabelos, como LEDs, MMP e o DermaRoller.

Todos os Direitos reservados à Clínica Telles. Desenvolvido por Agência Salt.